Evolução das Concepções: Reflexão 5 sexto semestre


    Autonomia

     Nossa  sala de aula tem de deixar  de ser apenas um auditório onde só se transmite conhecimentos, tem de passar a ser um laboratório onde as crianças possam se movimentar com autonomia.

      De acordo com Becker, nossas salas não foram concebidas de tal modo que propicie o laboratório, mas podemos criar oficinas usar de criatividade, inventar e estimular ao questionamento, deixar os alunos dar suas ideias e desenvolver seus conhecimentos. Enfim temos de deixar o sujeito agir sobre o objeto usando sua autonomia.
     
    Em Kant encontramos o sentido de autonomia como totalidade do ser humano. Em sua obra “Sobre a Pedagogia” Kant expressa o sentido de uma educação baseada no exercício racional que leve a autonomia. Desta forma, a educação não deve visar somente à autonomia ético-moral, mas proporcionar condições que levem a felicidade. (ZATTI, 2010, p. 20).

Em uma cena do filme " Como estrelas na terra" retrata um momento em que os alunos estão agindo com autonomia, o professor pediu para que eles desenhassem e pintassem o que quisessem com tinta têmpera. Um dos alunos questionou o que deveriam pintar visto que não havia nada em cima da mesa do professor.

O professor disse que a mesa era pequena demais perto da imaginação que eles têm que agora estavam livres. A cena também retrata a afetividade do professor com seus alunos o contato e carinho com a sua turma.
Isto vem ao encontro do que Freud diz “Que se aprende por amor a alguém” aprender envolve uma ambivalência afetiva muito intensa.

 Edgar Morim no texto “As cegueiras do conhecimento” declara que:
“O desenvolvimento da inteligência é inseparável do mundo da afetividade, isto é da curiosidade, da paixão [...]. A afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas também pode fortalecê-lo. Há estreita relação entre inteligência e afetividade: a faculdade de raciocinar pode ser diminuída, ou mesmo destruída, pelo déficit de emoção.” (MORIN. Pg.20).

    Em minha docência tenho procurado deixar meus alunos agirem com autonomia,dando a eles liberdade de escolha com responsabilidade.
     
    Referências:
    
BECKER, Fernando. Aprendizagem e Conhecimento Escolar com Fernando Becker. Youtube. Vídeo publicado em 21 de setembro de 2012. Disponível em:

Acessado em: 19 de agosto de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog