Línguas de
sinais
Ao falarmos
em línguas de sinais estamos a referirmos à língua materna /natural de uma
comunidade de surdos, isto é, uma língua de produção manuo-motora e de recepção
visual, com vocabulário e gramática próprios, não dependente da língua oral,
usada pela comunidade surda e alguns ouvintes, tais como parentes de surdos,
interpretes, professores e outros.
Kile e woll
apontam algumas propriedades exclusivas das línguas de sinais, tais como o uso
de gestos simultâneos, o uso do espaço e a organização e ordem que daí resultam.
Assim as línguas de sinais possuem uma modalidade de produção motora (mãos,
face e corpo) e uma modalidade de percepção visual.
De acordo com o livro Pacto Nacional pela
Alfabetização na idade Certa (educação inclusiva pg. 64)” Hoje temos o uso das
Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC),
principalmente aquelas associadas a internet, possibilitam o acesso a
informações e contribuem para a comunicação das pessoas surdas, fazendo surgir
novas formas de entrar em contato com a cultura e o registro das narrativas
surdas. Entre os recursos tecnológicos mais utilizados estão os softwares
sociais – facebook, blogs, you tube, entre outros, o qual tem proporcionado
visibilidade as reivindicações da comunidade surda e a difusão de sua língua e
produções culturais.”
O uso da
internet deu um novo sentido a comunidade surda; o sentimento de fazer parte
de ou “ser parte de “ .Sendo assim é
importante a apropriação das TIC como ferramenta educacional, favorecendo que
essas formas de comunicação , sejam usadas no ambiente escolar.
Referências:
Livro :
Pacto nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (educação inclusiva , pg 64)
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