MAQUINARIA ESCOLAR
A definição de um estatuto de infância.
Segundo as idéias do historiador Philippe Ariès (citado no artigo), de que
forma foram aparecendo historicamente a figura do bebê, e a infância?
Em primeiro lugar é importante falar do termo “maquinaria
escolar”, o porquê deste termo?
A palavra maquinaria faz uma analogia com uma fábrica, pois
em toda fábrica tem máquinas para produzirem objetos seriados, e em toda a
escola tem alunos, onde são produzidos ou treinados para a mão de obra de
trabalho. O que caracteriza a produção em massa da fábrica é a segmentação e a
fragmentação e temos na nossa escola, uma escola seriada e os conteúdos
chamados de disciplina, temos o sinal sonoro que também é coisa de fábrica, a
nossa escola segmentou ao máximo o saber, isto é característica da linha de
montagem de uma fábrica. Sendo assim a analogia é muito bem feita!
A infância como hoje conhecemos foi construída e forjada
socialmente pelos moralistas e homens de igreja. Educar na infância e incluir o
ensino religioso foi o mecanismo desenvolvido pela igreja para a conservação de
seu poder, pois no momento em que a igreja se viu em apuros de perder sua
autoridade e influencia traçou táticas para não perde-los , tendo agora um
olhar para as crianças, pois no passado as crianças eram adultos em miniatura, não
existia roupas de criança, só a partir do século XVII que o menino nobre deixa
de se vestir como adulto, sofriam as
penalidades e alegrias de um adulto inserido na comunidade, Só no século XVI,
que começou a se configurar o termo “infância”.
Segundo Ariês , relaciona a constituição de infância com as
classes sociais, pois os ricos seriam educados para governar e os pobres para
obedecer. As diferences entre as classes sociais são bem retratadas no texto de
Ariés , os primeiros a se vestirem com roupas de crianças foram os filhos dos
nobres , sendo que os filhos de camponeses e
artesões, foram até a entrada do século XIX, vestindo-se iguais aos
adultos.
O texto aborda as diferenças entre infância rica e infância
pobre, onde a constituição de infância é desigual as crianças dependendo de sua
classe social. Sendo a infância rica vinculada a família e a infância pobre
vinculada ao governo, sendo então necessário a criação de espaços fechados
“escola. Sendo assim a criança deixou de aprender a vida diretamente através do
contato com os adultos, passou a frequentar colégio longe dos adultos antes de
ser solta no mundo. Este modelo se estende até hoje em nossos dias.
Referências:Julia varela
Fernando Alvarez - Uria
Vídeo maquinaria escolar
Eliane!
ResponderExcluirBem interessante a sua postagem, para refletir acerca das Infâncias.
Adorei conhecer seu blog!
Tutora Isolete