MAQUINARIA ESCOLAR


 A definição de um estatuto de infância. Segundo as idéias do historiador Philippe Ariès (citado no artigo), de que forma foram aparecendo historicamente a figura do bebê, e a infância?
Em primeiro lugar é importante falar do termo “maquinaria escolar”, o porquê deste termo?
A palavra maquinaria faz uma analogia com uma fábrica, pois em toda fábrica tem máquinas para produzirem objetos seriados, e em toda a escola tem alunos, onde são produzidos ou treinados para a mão de obra de trabalho. O que caracteriza a produção em massa da fábrica é a segmentação e a fragmentação e temos na nossa escola, uma escola seriada e os conteúdos chamados de disciplina, temos o sinal sonoro que também é coisa de fábrica, a nossa escola segmentou ao máximo o saber, isto é característica da linha de montagem de uma fábrica. Sendo assim a analogia é muito bem feita!
A infância como hoje conhecemos foi construída e forjada socialmente pelos moralistas e homens de igreja. Educar na infância e incluir o ensino religioso foi o mecanismo desenvolvido pela igreja para a conservação de seu poder, pois no momento em que a igreja se viu em apuros de perder sua autoridade e influencia traçou táticas para não perde-los , tendo agora um olhar para as crianças, pois no passado as crianças eram adultos em miniatura, não existia roupas de criança, só a partir do século XVII que o menino nobre deixa de se vestir como adulto,  sofriam as penalidades e alegrias de um adulto inserido na comunidade, Só no século XVI, que começou a se configurar o termo “infância”.
Segundo Ariês , relaciona a constituição de infância com as classes sociais, pois os ricos seriam educados para governar e os pobres para obedecer. As diferences entre as classes sociais são bem retratadas no texto de Ariés , os primeiros a se vestirem com roupas de crianças foram os filhos dos nobres , sendo que os filhos de camponeses e  artesões, foram até a entrada do século XIX, vestindo-se iguais aos adultos.
O texto aborda as diferenças entre infância rica e infância pobre, onde a constituição de infância é desigual as crianças dependendo de sua classe social. Sendo a infância rica vinculada a família e a infância pobre vinculada ao governo, sendo então necessário a criação de espaços fechados “escola. Sendo assim a criança deixou de aprender a vida diretamente através do contato com os adultos, passou a frequentar colégio longe dos adultos antes de ser solta no mundo. Este modelo se estende até hoje em nossos dias.

Referências:

Julia varela
Fernando Alvarez - Uria
Vídeo maquinaria escolar

Comentários

  1. Eliane!
    Bem interessante a sua postagem, para refletir acerca das Infâncias.
    Adorei conhecer seu blog!
    Tutora Isolete

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