Evolução das concepções: Reflexão 2 Quinto Semestre
No vídeo (Nós da educação) Ilma passos pós-doutorada em educação relata
que o PPP ( Projeto Político Pedagógico) serve para construir uma escola de qualidade, que este é construído
dentro de um movimento participativo coletivo, onde a legislação convoca os
profissionais em educação a elaborar um PPP dentro de uma concepção
democrática, em que o processo é vivenciado por professores, alunos e
funcionários da escola representante da comunidade, onde todos executam e todos
avalia
Segundo Libâneo (2007), os meios e
condições de consecução desse propósito são assegurados pelas formas de
organização escolar e de gestão. Para Libâneo (2007) no processo de organização
e gestão existem duas concepções bastante diferenciadas em relação às
finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico- racional e
a concepção sociocrítica.
De acordo com a filosofia e proposta descrita no PPP de minha escola
percebesse que tem como base a gestão
democrática, pois fala do coletivo, da formação do cidadão apto ao diálogo.
Para ajudar nesta democracia são fundamentais os processos participativos o projeto político pedagógico construído
coletivamente e a constituição dos órgãos colegiados (CPM, CE, Grêmio
Estudantil), a divulgação e transparência na prestação de contas, a avaliação
da escola de maneira coletiva e a eleição direta para diretor. Em minha escola
temos em atividade o CPM e o CE, que servem como órgãos fiscalizadores e
decisórios na tomada de decisões quanto ao destino que é dada a verba que a
escola recebe. Quanto ao Grêmio Estudantil este deve ser reativado em minha
escola, pois é um espaço além da sala de aula para o desenvolvimento de
liderança dando voz ao educando, e sabendo que as políticas públicas são ações coletivas que visam à orientação e
garantia de direitos perante a sociedade, no qual envolve compromissos e
tomadas de decisões que almejam determinadas finalidades, essas ações governamentais
devem ser sempre planejadas com objetivos, metas, efeitos e com efetividade.
Refletindo nessas concepções percebo que minha escola ainda é
científico-racional, que está engatinhando para uma concepção sociocrítica,
pois analisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola percebe-se
nitidamente que ele foi embasado na democracia, conforme deixa claro na sua
filosofia e proposta que são de parceria entre o estabelecimento de ensino e a
comunidade, para explorar e construir conhecimentos segundo as necessidades de
seu desenvolvimento e considerando as diferenças étnicas, culturais,
religiosas, raciais, econômicas e sociais. Assim, a educação integral do aluno
deverá ter como embasamento sua vivência para que ocorra o desenvolvimento do
seu senso crítico e de sua cidadania, onde o respeito e a solidariedade sejam
princípios para a formação de um cidadão que saiba cumprir seus deveres e, em
contrapartida, saiba também lutar pelos seus direitos. Um cidadão apto ao
diálogo, ao respeito ás diferenças e liberdades individuais, que tenha
consciência de si e do outro, com capacidade de agir, interagir e intervir no
meio em que vive.
Referências:
Vídeo.
Entrevista da Prof. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga (TV Paulo Freire,
2007). A Construção do Projeto Político Pedagógico da Escola. Disponível
em:
https://www.youtube.com/watch?v=k_I6M3lW6ss.
Acesso: 18 de agosto. de 2019.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Concepções e Práticas de Organização e Gestão da Escola: considerações
introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Artigo
publicado na Revista Española de Educación Comparada, Madrid, Espanha. Año
2007, Numero 13. Edición monográfica: Administración y gestión de los centros
escolares: panorámica internacional. Disponível em:
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1230522
2017. Acesso em 18 agosto. 2019.
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