Evolução das concepções: Reflexão 2 Quinto Semestre

         No vídeo (Nós da educação) Ilma passos pós-doutorada em educação relata que o PPP ( Projeto Político Pedagógico) serve para construir uma escola de qualidade, que este é construído dentro de um movimento participativo coletivo, onde a legislação convoca os profissionais em educação a elaborar um PPP dentro de uma concepção democrática, em que o processo é vivenciado por professores, alunos e funcionários da escola representante da comunidade, onde todos executam e todos avalia
        Segundo Libâneo (2007), os meios e condições de consecução desse propósito são assegurados pelas formas de organização escolar e de gestão. Para Libâneo (2007) no processo de organização e gestão existem duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico- racional e a concepção sociocrítica.
    De acordo com a filosofia e proposta descrita no PPP de minha escola percebesse que tem como base a gestão democrática, pois fala do coletivo, da formação do cidadão apto ao diálogo. Para ajudar nesta democracia são fundamentais os processos participativos o projeto político pedagógico construído coletivamente e a constituição dos órgãos colegiados (CPM, CE, Grêmio Estudantil), a divulgação e transparência na prestação de contas, a avaliação da escola de maneira coletiva e a eleição direta para diretor. Em minha escola temos em atividade o CPM e o CE, que servem como órgãos fiscalizadores e decisórios na tomada de decisões quanto ao destino que é dada a verba que a escola recebe. Quanto ao Grêmio Estudantil este deve ser reativado em minha escola, pois é um espaço além da sala de aula para o desenvolvimento de liderança dando voz ao educando, e sabendo que as políticas públicas são ações coletivas que visam à orientação e garantia de direitos perante a sociedade, no qual envolve compromissos e tomadas de decisões que almejam determinadas finalidades, essas ações governamentais devem ser sempre planejadas com objetivos, metas, efeitos e com efetividade.
   Refletindo nessas concepções percebo que minha escola ainda é científico-racional, que está engatinhando para uma concepção sociocrítica, pois analisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola percebe-se nitidamente que ele foi embasado na democracia, conforme deixa claro na sua filosofia e proposta que são de parceria entre o estabelecimento de ensino e a comunidade, para explorar e construir conhecimentos segundo as necessidades de seu desenvolvimento e considerando as diferenças étnicas, culturais, religiosas, raciais, econômicas e sociais. Assim, a educação integral do aluno deverá ter como embasamento sua vivência para que ocorra o desenvolvimento do seu senso crítico e de sua cidadania, onde o respeito e a solidariedade sejam princípios para a formação de um cidadão que saiba cumprir seus deveres e, em contrapartida, saiba também lutar pelos seus direitos. Um cidadão apto ao diálogo, ao respeito ás diferenças e liberdades individuais, que tenha consciência de si e do outro, com capacidade de agir, interagir e intervir no meio em que vive. 

Referências:
Vídeo. Entrevista da Prof. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga (TV Paulo Freire, 2007).  A Construção do Projeto Político Pedagógico da Escola. Disponível em:

 https://www.youtube.com/watch?v=k_I6M3lW6ss. Acesso: 18 de agosto. de 2019.

 LIBÂNEO, Jose Carlos. Concepções e Práticas de Organização e Gestão da Escola: considerações introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Artigo publicado na Revista Española de Educación Comparada, Madrid, Espanha. Año 2007, Numero 13. Edición monográfica: Administración y gestión de los centros escolares: panorámica internacional. Disponível em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog