Evolução das Concepções: Reflexão 4 sexto semestre
Diversidade como lidar com ela?
Falar em diversidade implica em
falar das diferenças, Amaral afirma que:
" Não há problema nenhum com as diferenças, nós somos diferentes e a deficiência existe e não há problemas, isto só mostra o quão diverso e rico é a condição humana; o problema é o como lidamos com isto e que temos de pensar nos parâmetros do que é e o que não é normal"(AMARAL s/d,sp)
Para a
autora “ser diferente é tudo aquilo que foge de um modelo”.
Em nossas escolas temos crianças que fogem ao padrão da normalidade, alunos que não conseguem realizar as atividades, levando o estigma de burro e preguiçoso.Para Goffman
E. (1975) o estigma é uma identidade
deteriorada, devendo portando ser combatida e evitada, pois é tida como um mal
dentro da sociedade.
Portanto a pessoa estigmatizada é considerada um
mal dentro da sociedade, um mal por fugir aos padrões da normalidade, sendo
assim ela passa a sofrer discriminação.
Segundo “o dicionário Online de português, Discriminação significa,” “Ação de afastar,segregar ou apartar.”.
Este fato
nos faz pensar em nossos alunos que sofrem discriminação por causa da cor da
pele ou por ser uma criança com necessidades educacionais especiais. Qual seria
a solução para acabar com estas atitudes? Para a autora Izabel Maior a solução está na
educação inclusiva:
" A educação inclusiva é a única estratégia para acabar com a discriminação, pois as crianças que convivem com outras crianças que são diferentes dela não discriminarão nem negros, nem criarão diferenças de gêneros nem maltratarão pessoas com deficiência e serão capazes de entender a diversidade como valor, a diversidade cultural, religiosa,sexual, todas as diversidades serão abraçadas naturalmente através da educação inclusiva. Portanto é a convivência que nos faz pensar no outro e o outro se colocar no nosso lugar."(MAIOR, s/d)
Este fato
nos faz refletir no papel da escola e do professor, quanto à inclusão, mas o
que esta palavra realmente significa?
De acordo com a Revista da Educação especial”
inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à
diferença de aprendizagem dos alunos.
Segundo
Piaget (1972, s/p), aprendizagem é
possível apenas quando há uma assimilação ativa. Quanto mais desenvolvido mais
o homem aprende. Para o autor a aprendizagem passa por dois processos o de
assimilação e o de acomodação, trata-se de um processo interno, portanto a
criança vai aprender no tempo e no ritmo dela.
Baseado
nesta concepção, podemos concluir que realmente há diferenças entre uma criança
e outra na questão da aprendizagem, diante desta diversidade, cabe ao professor
ter um novo olhar sobre seus alunos, para que possa ofertar um ensino de
qualidade.
Referências:
MAIOR,Izabel. História,
conceito e tipos de deficiência, Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=29JooQEOCvA
Goffman, E. (1975). Estigma:
notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes (Trad.). Rio de Janeiro: LTC
PIAGET,
Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in
child behavior and development.
New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof.
FACED/UFRGS. Revisão: Fernando
Becker, PPGEdu-UFRG
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