Evolução das Concepções: Reflexão 4 sexto semestre

Diversidade como lidar com ela?


                    Falar em diversidade implica em falar das diferenças, Amaral afirma que:

                             " Não há problema nenhum com as diferenças, nós somos diferentes e a deficiência existe e                                  não há problemas, isto só mostra o quão diverso e rico é a condição humana; o problema é                                  o como lidamos com isto e que temos de pensar nos parâmetros do que é e o que não é                                        normal"(AMARAL s/d,sp)

                       Para a autora “ser diferente é tudo aquilo que foge de um modelo”.
               Em nossas escolas temos crianças que fogem ao padrão da normalidade, alunos que não conseguem realizar as atividades, levando o estigma de burro e preguiçoso.Para Goffman E. (1975) o estigma é uma identidade deteriorada, devendo portando ser combatida e evitada, pois é tida como um mal dentro da sociedade.
                  Portanto a pessoa estigmatizada é considerada um mal dentro da sociedade, um mal por fugir aos padrões da normalidade, sendo assim ela passa a sofrer discriminação.
 Segundo “o dicionário Online de português, Discriminação significa,” “Ação de afastar,segregar ou apartar.”.
                Este fato nos faz pensar em nossos alunos que sofrem discriminação por causa da cor da pele ou por ser uma criança com necessidades educacionais especiais. Qual seria a solução para acabar com estas atitudes? Para a autora Izabel Maior a solução está na 
    educação inclusiva:


                          A educação inclusiva é a única estratégia para acabar com a discriminação, pois as crianças                                 que convivem com outras crianças que são diferentes dela não discriminarão nem negros,                                     nem criarão diferenças de gêneros nem maltratarão pessoas com deficiência e serão                                             capazes de entender a diversidade como valor, a diversidade cultural, religiosa,sexual, todas                                 as diversidades serão abraçadas naturalmente através da educação inclusiva. Portanto é a                                   convivência que nos faz pensar no outro e o outro se colocar no nosso lugar."(MAIOR, s/d)




                   Este fato nos faz refletir no papel da escola e do professor, quanto à inclusão, mas o que esta palavra realmente significa?
                  De acordo com a Revista da Educação especial” inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à diferença de aprendizagem dos alunos.
                Segundo Piaget (1972, s/p), aprendizagem é possível apenas quando há uma assimilação ativa. Quanto mais desenvolvido mais o homem aprende. Para o autor a aprendizagem passa por dois processos o de assimilação e o de acomodação, trata-se de um processo interno, portanto a criança vai aprender no tempo e no ritmo dela.
            Baseado nesta concepção, podemos concluir que realmente há diferenças entre uma criança e outra na questão da aprendizagem, diante desta diversidade, cabe ao professor ter um novo olhar sobre seus alunos, para que possa ofertar um ensino de qualidade.

         Referências:
         MAIOR,Izabel. História, conceito e tipos de deficiência, Disponível em:

            https://www.youtube.com/watch?v=29JooQEOCvA
          Goffman, E. (1975). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Márcia Bandeira de       Mello Leite Nunes (Trad.). Rio de Janeiro: LTC



     PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior       and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS.         Revisão: Fernando
     Becker, PPGEdu-UFRG

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