Evolução das concepções: Reflexão 9 oitavo semestre
Meu
processo de desenvolvimento em quanto professor reflexivo
Ao
reler minhas primeiras postagens pude observar que eram postagens carentes de
conteúdo próprio e de reflexões. No inicio eu não sabia sobre o que, como e o
quanto escrever, quando escrevia não colocava citações e nem referências, tão
pouco a minha opinião e prática.
Fazendo
uma comparação entre as primeiras postagens com as de hoje, a diferença é
grande, atualmente coloco citações diretas e indiretas bem como as referências, procuro colocar a minha
opinião, fazer um diálogo com o autor concordando ou não com ele.
Postagem (A): O BRINCAR E OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTO
É
no brinquedo que a criança aplica os seus conhecimentos, interagindo com as
coisas, sendo essas coisas, saindo do mundo real e entrando no mundo das
fantasias, neste mundo a criança brinca de faz de conta deixando de lado o seu
conhecimento social, ou seja, uma caixa de papelão pode ser sua casa, uma caixa
de sapato pode ser um carrinho, um cabo de vassoura pode ser seu cavalo e assim
por diante, deixando de lado a convenção social que lhe foi ensinada por seus
pais e professores.
As
crianças precisam manipular objetos. Por exemplo: pegar na mão um cubo de
madeira e sentir sua textura, peso, enfim descobrir suas propriedades, neste
contato com os objetos as crianças tem de pensar e pensam muito, passam a
desenvolver muitas aprendizagens, pois elas têm de resolver, discutir, usar
estratégias para acontecer o que pretendem, usando então seus conhecimentos
físicos. É fundamental que a escola e o professor ofertem, materiais diversos
para que os educando continuarem desenvolvendo suas aprendizagens descobrindo o
mundo, o corpo,obtendo conhecimento de si e do outro.É correndo, pulando,
dançando, brincando que a criança desenvolve seu conhecimento motor, não é só
com a cabeça que aprendemos a gente aprende com o corpo inteiro. A função do
professor é de propor situações motoras que tenham significado para os educando.
Na leitura e escrita usamos o conhecimento motor, ainda que a escrita seja um
importante exercício motor, o ato de escrever é extremamente cansativo no
inicio do processo de alfabetização e deve ser usado com muito cuidado para que
a criança não passe a rejeitar a aprendizagem.
A
criança tendo a oportunidade de exercer seus conhecimentos sociais, motores e
físicos resultará no conhecimento lógico que é a construção interna, Todos
estes quatro conhecimentos estão ligados a alfabetização, onde o professor vai
fazer a intervenção de duas maneiras, sequenciando a forma de apresentação das
letras e palavras, e criando conflitos cognitivos.
Postagem (B): Professor reflexivo
Como
professores reflexivos devemos parar e pensar na nossa prática docente porque
devemos levar em conta que ao longo dos últimos vinte anos a criança vem
evoluindo gradativamente. Atualmente, não leva sete dias para abrir os olhos e
podemos observar, por exemplo, que para elas tudo é simples: mexem em
celulares, computadores, deixando muitos adultos admirados.
Com
essa evolução, algumas mudanças ocorreram em sua educação, nas maneiras, na
convivência, e na forma de construção de valores, sendo que, automaticamente,
essas mudanças são incorporadas ao dia a dia dos pequenos. E, isso tudo
permitiu, também, uma evolução cognitiva mais avançada e exigente.
A modernidade deve ser entendida num
nível institucional, mas as transformações introduzidas pelas instituições
modernas se entrelaçam de maneira direta com a vida individual, e, portanto com
o eu. Uma das características distintivas da modernidade, de fato, é a
crescente interconexão entre os dois “extremos” da extensão e da
intencionalidade: influências globalizantes de um lado e disposições pessoais
do outro. (GIDDENS, 2002, p.9)
Diante
disso, enquanto professores nos deparamos com uma forte mudança que a criança
acompanha, mas o sistema educacional não. Ele está estagnado e acaba por não
acompanhar essa evolução, limitando o desenvolvimento das habilidades inerentes
a nossos alunos e restringindo a construção de seu conhecimento e autonomia.
Enfim,
fomos convocadas ao objetivo maior de nossa missão: reconstruir o processo de
ensino/aprendizagem através daquilo em que acreditamos, ou seja, promover por
meio da investigação e pesquisa a oportunidade de nossos alunos serem
protagonistas de seu processo de construção da aprendizagem. E, para isso, foi
fundamental a ação através de uma pedagogia de projetos ativa.
Destarte,
desejamos que nossos alunos sejam sujeitos pensantes, pois segundo Fagundes et
al. (2006, p. 18):
“Se o ser humano deixa de ser uma
criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de
pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas
buscas de soluções, é porque nós, que o educamos, decidimos “domesticar” essa
criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo”.
(FAGUNDES et al. (2006, p. 18)
Portanto
ao aplicarmos a metodologia de Projeto de Aprendizagem junto às nossas escolas
e alunos, estamos caminhando em direção à mudança no ensino/aprendizagem,
mudança na educação, pois estamos oportunizando, na prática, que nossos alunos
tenham um espaço de construção de conceitos e visão de mundo, a partir de sua
realidade, de suas curiosidades.
Referências:
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri;
MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! São
Paulo: Agência Espacial Brasileira, 2006.
Disponível
em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1881763/mod_folder/content/0/Aprendizagens%20do%20futuro.pdf?forcedownload=1
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