Evolução das concepções: Reflexão 10 nono semestre
Artes visuais
As principais características da arte contemporânea de acordo com alguns artistas plásticos é que ela é difícil de compreender, porque tem coisas muito pessoais e malucas.
Para Roberto Lúcio a arte contemporânea é um processo transitório de reflexão é um processo de mutação.
Sendo assim " é preciso ver mais exposição, ler um pouco a respeito. ( Beto Normal)
Para Zilto Antunes, as pessoas se identificam mais com a arte contemporânea, porque tem mais haver com o dia a dia delas.
Na opinião dos artistas arte contemporânea é uma arte que está sendo feita agora nos últimos tempos, uma arte que está interligada em outras áreas com uma verdadeira diversidade de linguagens e de suportes.
De acordo com Simone Cruz, a arte contemporânea da mais liberdade ao artista, ele pode usar materiais totalmente diferentes , que não são materiais convencionais. Ele pode fugir das telas, dos pincéis, das tintas, apresentando uma nova proposta visual.
Fernando Cochillari concorda com a Simone Cruz, por afirmar que qualquer material pode ser trabalhado pelo artista como: brita, terra, areia , cabelo, sendo que estes materiais são muito pouco artísticos.
Minha opinião vem de encontro ao que relatou Augusto Japiá em relação a arte contemporânea de que "á vezes ela meio feia!", não acho a arte contemporânea bonita, talvez por não compreende-la.
A arte no nosso tempo é exatamente isto, algo complexo , difícil de entender , por ser muito pessoal e maluco.Observei que meus alunos do quarto ano estão sempre rasgando , dobrando, colando pápeis, para construir brinquedos como barcos, aviões, carros, casas, cartas, bonecos e bolas. Ao constatar este fato propus que meus alunos fizessem o mesmo com diferentes materiais do cotidiano deles, como pedras, garrafas pet, galhos, terra, canudos, copos, garfos de plástico, lã, caixas, água, tintas,esponjas, pincéis.
O objetivo era com que os alunos dessem outro significado a estes materiais.
Estratégia: Convidei meus alunos para darmos uma volta pelo pátio da escola, lá deveriam ir em busca de materiais variados como os citados a cima.
Para minha surpresa meus alunos juntaram muitas coisas.
Em sala de aula com os materiais em um grupo, os alunos deveriam criar coisas livremente, dando outro significado aos materiais coletados.
Desenvolvimento: Os alunos construíram coisa inimagináveis, como fogueiras com galhos secos, foguetes com garrafa pet, ilhas com pedras, floresta, bonecos com garfos de plástico, carinhas com folhas de árvores, nuvens com algodão.
Enquanto criavam fui passando pela sala e observando seus relatos como: O que vou fazer? o que vou construir? Como faço com este algodão? Vou picar os canudinhos para fazer o chão, vou pintar a pedra e fazer uma ilha, posso usar água para botar a pedra dentro ?
O que me encantou foi o rostinho na folha de árvore e a alegria estampada no rosto dos meus alunos. Disseram assim: - Devemos fazer mais vezes isto.
Alguns alunos relataram estarem fazendo arte moderna.
Conclusão: Deixar as crianças criarem é uma experiência sem comparação, é lindo de ver!

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