Experimento: Questionamento, observação e pesquisa

Experiência da qualidade da água

            Na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, foi proposta atividade de experimentação em sala de aula. Com minha turma do Projeto Acelera Brasil, construímos aprendizagens significativas ao desenvolver atividade de experimento da qualidade da água, a partir de questionamentos, pesquisas e observações.

Material necessário:
*Uma garrafa de plástico de dois litros
*Algodão
*areia
*pedras pequenas
*Tesoura sem ponta
*Um copo com água fria

Como fazer:
*Cortar a garrafa de plástico um pouco acima do meio
*Pegue a parte de cima da garrafa e dentro dela coloque o algodão, depois a areia e, por último, as pedras.
*Coloque a parte de cima da garrafa dentro da parte de baixo, como se fosse um funil.

            Seguimos exatamente as instruções acima, mas algo muito interessante aconteceu, o experimento que a professora realizou não deu certo, o filtro não filtrou a água adequadamente, enquanto o filtro de muitos alunos deixou a água suja, limpinha e transparente, isto foi algo que surpreendeu os meus alunos. Como pode o experimento da professora dar errado, como pode o aluno superar o mestre?
            Este acontecimento levou meus alunos a fazerem pesquisas, em busca de informações, a análise dos materiais usados, foram levantadas várias hipóteses por parte dos alunos.
- Será que a professora colocou os materiais na ordem certa?
- A quantidade de algodão foi o suficiente?
-Colocou as pedras na quantidade devida?
-Que areia foi usada?
            Observou-se que a qualidade da areia interferiu na qualidade da água, pois a areia que a professora utilizou era proveniente da madeireira e dos alunos era uma areia proveniente da praia, areia fininha, branquinha.
            Depois de assistirmos, a vários vídeos de experimentos com filtros de água chegamos a conclusão que o que realmente interferiu foi a areia que a professora usou.
            Também, pesquisando na internet, aprendemos sobre a granulometria.

Nossas conclusões:
            Na filtração é importante determinar a granulometria do elemento filtrante pois influi na vazão e retirada do tamanho das partículas. Um filtro de areia retira partículas de 5 a 25 micra. A areia usada na filtração de água pode ser “agulhada” formando ângulos, considerada a melhor para filtração ou de padrão normal.


Referência:
FAGUNDES, Léa da Cruz et al. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília: MEC/SEED/ProInfo, 1999.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog