VER E OLHAR
Se me perguntassem qual a diferença entre ver e olhar eu responderia:- que não há diferença no sentido entre estas duas palavras, que são sinônimos. Mas ao pesquisar sobre o assunto, percebo agora e entendo que há sim uma diferença entre ambas as palavras.
“O olhar é mediado, lento, porque remete a uma reflexão, enquanto o ver é imediato, desatento.
Ver é um olhar frio, sem interesse, com um propósito de apenas tomar conhecimento, de que algo existe, mas sem necessariamente internalizar sua existência.” (Márcia Tiburi).
De acordo com o comentário de Altair, 10 de junho de 2010 16:12
“...ver é avistar algo ou alguma coisa de longe
...olhar, é chegar perto para conferir melhor o que viu.”
Exemplo:
- você viu aquilo?
-Vi!
-Vamos lá olhar o que é.
Concordo plenamente com o comentário do Altair, quando queremos olhar , realmente olhar, chegamos  perto, bem perto. Por exemplo, em minha sala de aula, ao ver que quatro alunos ainda não identificam as vogais, fui olhar de perto o porquê isto estava acontecendo, passei então a observar melhor estes quatro alunos e percebi que três estavam muito desatentos, pois conversavam muito com os colegas durante as aulas, estavam se distraindo com muita facilidade e que um deles o quarto aluno apresentava muitas faltas. Constatado isto pude fazer as intervenções necessárias, como sempre chamar a atenção destes alunos solicitando a participação dos mesmos em jogos e atividades orais envolvendo as vogais, bem como conversar com os responsáveis do quarto aluno para que este fosse mais assíduo às aulas.
“O olhar, portanto, é perceber, é existir, vai além da ação real de enxergar, é a nossa condição de tolerância com o outro. O olhar perturba, angustia,instiga, prende a atenção, provoca reação e remete o pensar.”(Márcia Tiburi)






Referencias:

http://sabercoletivopedagogia.blogspot.com.br/2010/01/ver-e-olhar-existe-diferenca.html

Comentários

  1. Olá, Eliane, visitando seu blog e suas postagens relativas a 2015 observei que este espaço organizou-se como um resumo de teus principais aprendizados. Traz textos significativos debatidos em aula. Como estratégia de revisão e de ensaio para uma reflexão é um bom começo. Senti falta do teu protagonismo, trazendo tuas reflexões, pontos de vista, vivências a respeito dos assuntos. Os 21 anos que tens de docência, certamente, estão recheados de belas histórias que pode compartilhar conosco como experiência refletida e analisada, a luz das teorias. Siga neste percurso em 2016! As palavras da Tiburi lembradas por vc são uma bela inspiração. Bjos. Clarissa - tutora PEAD.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog