APRENDIZAGEM

Os docentes de um modo geral se preocupam com a aprendizagem de seus alunos, muitas vezes me pergunto se meus alunos estão realmente aprendendo e se não estão, como posso ajuda-los, como posso fazer a intervenção e como ser um facilitador desta aprendizagem?
O ponto de partida é entender o que é aprendizagem, como ela ocorre.
De acordo com (Charlot , 2000.p.84), “ Nascer é ingressar em um mundo onde se é obrigado a aprender”. Mas aprender o quê, e para quê?
Passo a escrever agora as concepções de aprendizagens, segundo Charlot, Freud, Piaget,  Freure e Vygostky.
Temos a aprendizagem por insignt e a aprendizagem por reforço, na teoria insight ou gestalt subestima o papel da experiência e tende a atribuir a capacidade de aprender a qualidades herdades pelo indivíduo, na teoria do reforço pensa-se que o indivíduo aprende porque ele repete um modelo que se impõe a ele como estímulo. O indivíduo é concebido como folha de papel em branco, desconsiderando tudo aquilo que o aluno trás no primeiro dia de aula. Essas duas teorias desconsideram a ação do indivíduo da aprendizagem, nessas duas teorias o sujeito é considerado passivo.
Temos uma terceira concepção de aprendizagem que envolve simultaneamente a importância da herança genética e do meio físico, nesta qualquer conquista do indivíduo deve-se a sua ação.    
Piaget diz que aprender é criar estruturas de assimilação, a cada novo patamar ou grau de desenvolvimento construído pelo indivíduo, correspondem a novas possibilidades de aprendizagem.
Freud diz que se aprende por amor a alguém, entra aqui o conceito de transferência.
Aprender envolve uma ambivalência afetiva muito intensa.
Para Freud, Vygostky , Piaget , Freire, Charlot o processo de aprendizagem está ligado ao processo de desenvolvimento , todas as aprendizagens dependem do processo de desenvolvimento patamar por patamar.
 Destas concepções a que me chama atenção em especial é a da transferência. Segundo Kupfer  (1989, p. 88 ): “ Um professor pode tornar-se a figura a quem serão endereçados os interesses de seu aluno porque é objeto de uma transferência.”
O que é esta transferência? Qual a sua importância na aprendizagem?

Discutiremos em uma outra postagem.

Referência:

BECKER e MARQUES, Aprendizagem Humana: Processo de Construção,
 Disponibilizado pela UFRGS/FACED/DEBAS


Comentários

  1. Olá, Eliane, você explica a teoria de aprendizagem de alguns autores, faz uma reflexão entrelaçando-as e culmina com: "O que é esta transferência? Qual a sua importância na aprendizagem?", o que você poderia falar sobre isso?, quais os instrumentos avaliativos que usa para avaliar o seu aluno?
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane,
    Além dos questionamentos da outra tutora, você já está descobrindo mais sobre o processo da aprendizagem? Poderia ir postando o seu progresso referente ao assunto.
    Abr@ço

    Tutora Micheli Wink --> Interdisciplina de "Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II" da turma D - Eixo VI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog